sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como saber se meu Windows 8 é 32 ou 64bits?


Cadastre-se no Egrana!


Uma dúvida frequente entre os já muitos usuários do Windows 8, principalmente  a partir do momento em que precisam/querem baixar algum programa, mas não fazem a mínima idéia de como saber qual a versão do Windows 8 está instalada no computador, a de 32bits ou a de 64bits.
Pois bem, para que não fique mais dúvidas a este respeito vou mostrar-lhes como fazer para saber se o seu Windows 8 é 32 ou 64bits.

Qual a diferença entre as versões de 32 e 64bits do Windows 8?

Segue a resposta para o questionamento, extraída de uma publicação do Clube do Hardware:
O que significa a quantidade de bits de uma plataforma?
É a capacidade de processamento de números inteiros de um processador. Quanto maior for à quantidade de bits de uma plataforma, maior será a capacidade de números que serão processados. Quando falamos que um processador é de 32-bits ou 64-bits, estamos nos referindo ao número de bits que o processador consegue utilizar para efetuar cálculos, ou seja, a capacidade da CPU de realizar cálculos inteiros ou criar endereçamentos de memória.
Informações mais detalhadas entre no site abaixo.

Qual versão do Windows 8 é melhor?

Essa é fácil não é mesmo? De acordo com a afirmação acima podemos concluir que a versão de 64bits do Windows 8 é melhor que a versão de 32bits.

Como saber qual a versão do meu Windows 8 é 32 ou 64bits?

Simples. Temos duas formas de realizar esse processo. Caso você seja um usuário recorrente de plataformas Windows, provavelmente já conheça o método de clicar com botão direito do mouse sobre o ícone do "Computador" ou "Meu Computador", em seguida proceder até suas propiedades. Para sua felicidade, ou não, esse método continua funcionando nessa versão do Windows. O outro método de saber a versão de seu Sistema operacional, ensinarei com ajuda de algumas ilustrações do processo, logo abaixo:
Acesse a tela inicial do seu Windows 8 e digite Sistema, (isso mesmo, basta digitar, não precisa abrir nenhum programa! :D) em seguida clique em configurações para indicar o tipo conteúdo que pretende pesquisar, neste momento você verá entre os itens listados um atalho nomeado Sistema, clique sobre ele. Veja exemplo:

Já na tela seguinte você conseguirá visualizar qual a versão do Windows 8 está sendo utilizada na sua máquina, se é a de 32bits ou a de 64bits. O local em destaque é onde você encontra esta informação logo em destaque:

Prontinho. Simples assim! A partir de agora que você já sabe qual a versão do Windows 8 está instalada no seu computador e certamente não ficará mais em dúvida sobre qual a versão de um programa ou aplicativo baixar. Caso você tenha o de 32bits baixe seus programas na versão x86, caso você tenha o 64bits baixe seus programas na versão x64. 
Cabe ainda frizar, que alguns (a maioria) dos programas com base em x86 funcionam em computadores x64, com menor qualidade de processamento, e velocidade, mas funcionam. O mesmo não acontece se você desejar executar um software x86 em um micro com base x64.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar! Evite utilizar o modo anônimo...

Dica: Os comentários anônimos ficam no final da fila para resposta de comentários...