sexta-feira, 28 de março de 2014

Tutorial: Aprendendo a usar o sistema Networked Blogs


Cadastre-se no Egrana!

Olá, leitor! Venho passar uma dica que li no blog Entrando numa fria, quando falava sobre um artigo da blogueira Gabriela Orlandim sobre ”As vantagens de seguir pelo Networked Blogs“, muitos já devem ter lido no blog dela. Outros, irei tirar algumas dúvidas que tem aparecido.

Desde quando o Entrando Numa Fria começou a menos de um mês usar o sistema Networked Blogs, alguns leitores vem perguntando o que consistia esse sistema. Para início de conversa: O sistema é uma forma de seguidores, vamos dizer, “para aqueles que não possui mais o Google Friend Connect”.

Para um entendimento melhor, veja a imagem abaixo.

Como visualizado acima, na primeira tela, após cadastrado e seguindo alguns blogs você visualizará as atualizações dos seus blogs, o seu blog com todas as postagens atualizadas e ainda verá blogueiros e/ou pessoas conhecidas que possui o sistema para você seguir. A tela inicial, foi chamada de “Panorama”, para uma visualização ampla de tudo que está rolando e que você não visualizou. Assim, você acompanha em tempo real seu blog favorito. No canto esquerdo, você acompanha a lista de blogs que você segue, na flecha à direita, você verá todas as atualizações.


Como a Gabi, do Fluffy deixa claro em seu blog, na tela central de suas atualizações (postagens publicadas por você ou seus seguidores), acompanhará uma link escrito “VOTE”, é de suma importância esse link, uma vez que clicando nele você salvará em sua página inicial como seus posts favoritos, podendo consultar ou relembrar sempre. Um exemplo: “Uma promoção que estou participando, por ele, saberei e não esquecerei do resultado.” Oo Você ainda pode cadastrar mais de um blog, ou ser até colaborador em outro blog. Como acontece aqui no ENF, a Renata cadastra o dela, e ainda cadastra o ENF, acompanhando tudo que está acontecendo. Muito organizado, não?


Como o sistema, você precisará de uma conta no facebook, no Networked Blogs, ele busca o login do mesmo. Acredito não ser difícil alguém ainda não ter facebook. Uma vez que, tudo foi praticamente transportado para lá. Como acontece com os blogs que possui o sistema, você ainda verá uma lista com os blogueiros para seguir. Uma nova rede social ali formada, aumentando os laços de amizade. A grande maioria você já visualiza nas visitas aos blogs, quando encontra o sistema.

  • Clicando aqui, você verá os blogs que seguimos. E no mesmo tempo, poderá seguir o Computadicas, ou pela nossa home ao lado em “SIGA O COMPUTADICAS”. Do mesmo modo que você segue algum blog, você pode dar UNFOLLOW quando não interessar mais.
  • Como mencionado acima, uma desvantagem é que você deverá ter cadastro no Facebook. Acredito não ser um problema grande. Abrir uma conta é muito fácil. Ele pega sua foto do seu perfil, ou no campo Edit Profile, do NB, você pode alterar alguns dados. O ideal é você indo fuçando, o aprendizado é rápido.
  • Uma desvantagem como você já deve ter lido, o Networked Blogs, só permite você seguir 200 blogs. Senão, você deverá pagar para seguir um número maior. Apesar, que esse número é grande em comparação aos blogs que acompanhamos. Enquanto não aumentam por ser um sistema novo, você pode brincar muito dentro dele.
  • Como cadastrar no Networked Blogs??

Com uma conta no facebook, você irá clicar aqui, para ser direcionado a página.


Como acima, você deve clicar em Get Started Now, com seu facebook de preferência logado. Caso contrário aparecerá:


Após acessar você visualizará no canto superior direito o Blogger Dashboard. Entrando na página, você visualizará:


Register a New Blog, clique ali, que será direcionado ao cadastro, como: Link do blog, fanpage do Facebook, dados cadastrais e afins. Se você não possui blog, pode só entrar e montar o seu perfil, como tinha dito que ele buscava sua foto do seu perfil do facebook, você visualizará ele em Edit Perfil, no cando direito superior. Depois do cadastro e registro, você poderá usar normalmente, e seguir seus blogs, amigos preferidos.

  • No campo Blogger Dashboard, após seu cadastro. Visualizará:


Esse campo, consiste em toda configuração de seu blog, como:

Manage: Toda alteração do perfil de seu blog, edição de editores e postagens que você deseja divulgar novamente.

Promote: Você pode promover, chamar os seus colegar para seguir seu blog. Do lado, Get Widget, você instala o NB em seu blog.

Publish: Aqui você pode desde adicionar o NB em sua página, para que seus seguidores visualize automáticamente cada postagem, ou configurar algo nela.

Para finalizar,

Como dito, não é necessário ter blog para seguir, em cada blog que você visitar e encontrar o sistema do Networked Blogs, clicando no sistema de cada blog, você será direcionado a apresentar seu e-mail e senha do facebook, depois disso clique em “Follow” e pronto, faça uma forcinha e siga. É muito importante para o trabalho daquele blog, para que os meios de divulgação visualize os leitores do mesmo. Uma vez que, já não conta com o Google Friend Connect, e uma maneira gostosa de conversar com os mesmos, acompanhando todos os destaques que possa a vir perder.

Clique aqui, e siga o Computadicas. Vamos juntos espalhar a ideia???

Créditos: Blog Fluffy, e Blog Entrando Numa Fria.

1 comentários:

  1. Apesar de usar o net já alguns anitos
    nunca tinha dado grande importância
    a ele,a não ser no aspecto de ser enviado
    através dele automaticamente para a
    minha linha do tempo,nossa pagina
    e grupos todas as actualizações do Refúgio
    e dos blogs da minhas filhas.
    Nem pensava muito,mas depois de ler
    tua publicação fui lá e dei uma boa
    reforma nele (risos) fiz UNFOLLOW
    nos blogs que tinha seguido logo no
    comecinho e nem sequer fazia ideia
    de quem eram, e agora tenho espaço
    para seguir os amigos que fazem a gentileza
    de seguir-me,a famosa:
    " gentileza gera gentileza."

    Já comecei a usar o net com novos olhos
    é muito bom quando somos bem orientados
    pois dessa forma temos mais segurança
    para sabermos o que fazer.

    Aprecio por demais tuas partilhas,bem haja!

    Bom domingo e até breve.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar! Evite utilizar o modo anônimo...

Dica: Os comentários anônimos ficam no final da fila para resposta de comentários...