O fim do suporte ao Windows XP, que aconteceu há quase 8 meses, veio trazer uma falsa esperança de que este sistema operativo acabaria por perder a sua expressão e que seria rapidamente ultrapassado pela novas versões que a Microsoft colocou no mercado.
Mas a realidade foi outra e mês após mês os números de utilização continuaram a mostrar-se estáveis ou tendo ligeiras descidas. A realidade parece agora estar a inverter-se com o Windows 8.1 a ultrapassar pela primeira vez a utilização do Windows XP.
Lentamente, mas de forma sustentada e natural o Windows XP tem vindo a perder a sua quota de mercado, fruto do fim do seu suporte por parte da Microsoft.
Muitos utilizadores, a grande maioria non mercado empresarial manteve esta versão a funcionar, estando assim exposto aos problemas que se esperavam que viessem a surgir.
Mas a mudança começou a surgir e o mercado começou a mostrar novos números de utilização, com o crescimento da presença do Windows 8.1 e a natural diminuição do Windows XP.
Os novos números agora surgidos, pela mão da StatCounter, referentes ao mês de Novembro mostram que pela primeira vez o mais recente sistema operativo da Microsoft conseguiu superar o Windows XP, se bem que ainda por uma margem muito reduzida.
Os números referentes ao mês passado mostram que o Windows 8.1 tem já uma quota de mercado que atinge os 10.95% ultrapassando o XP, que tem já 10.69%.
Imbatível no topo desta lista está o Windows 7, que com os seus 50.3%, consegue bater toda a concorrência e ser o sistema operativo mais usado.
Curiosa é a posição do Windows 8 que ainda mantêm uma posição de destaque, com 4,9%, mesmo tendo sofrido uma quebra de 1%. Este sistema é ainda o preferido de muitos, mesmo com a actualização gratuita para a versão seguinte.
A fiabilidade destes números é confirmada com a existência de outros que, apesar de ligeiramente diferentes mostram que a utilização do Windows XP está finalmente a diminuir e que o quer o Windows 7 quer o Windows 8.1 conseguem absorver para si essa diminuição.
A chegada do Windows 10, esperada para o próximo ano, vai com certeza mexer ainda mais nestes números, mas com um efeito que muitos poderiam não esperar.
A diminuição do XP será mantida, mas provavelmente este novo SO irá também roubar utilizadores ao Windows 8 e 8.1, mantendo o Windows 7 no topo da tabela e mexendo apenas no domínio do Windows no meio da tabela.
Fonte: Pplware
0 comentários:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar! Evite utilizar o modo anônimo...
Dica: Os comentários anônimos ficam no final da fila para resposta de comentários...