quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Você conhece o Tizen? Conheça esse rival do Android desenvolvido pela Samsung


Cadastre-se no Egrana!


O Tizen é um sistema operacional baseado no Linux, desenhado pela Samsung, que pretende torna-lo o pilar de seus sistemas móveis. Atualmente dominado pelo iOS, Windows Phone, Android e BlackBerry. A Samsung tem a intenção de lançar um Smartphone com o Tizen este ano.

Um aspecto interessante do Tizen é que se assemelha ao Android, pelo que foi relatado por quem já experimentou o Tizen em eventos como o Mobile World Congress . Um possível motivo para isto é que a Samsung deseja mirar o usuário comum de Android e oferecer uma transição fácil. O botão de configuração, páginas de tela de início, aplicativos e o painel desdobrável de notificações são algumas semelhanças.

Então, o que significa o Tizen para os usuários do Android?

Esse sistema chamado Tizen é Open-Source?

Sim, o Tizen é um sistema operacional de código aberto como o Android, ao contrário do iOS da Apple. O projeto está respaldado pela Intel e Samsung, dois gigantes da tecnologia que se associaram para produzir o Tizen em 2011, depois de que abandonaram outros dois projetos, MeeGo e Limo, respectivamente.
A Samsung reconhece que muitos consumidores valorizam o controle criativo de um sistema operacional de código aberto. JK Shin, da Samsung, assinalou que o Tizen será uma “alternativa singela para o Android,” uma que é muito mais que um projeto paralelo. Um sistema operacional de código aberto parece essencial se o Tizen planeja competir com o Android.

Diferenças imperceptíveis

Uma área na qual o Tizen parece estar inovando diante do Android é o uso de widgets e botões. O Tizen utiliza ícones redondos dos aplicativos que, como Android, podem ser redimensionados. Outra diferença é a interface de rede do Tizen para as notificações e ajustes.

Aplicativos: A grande vantagem do rival Android

Segundo quem o viu em ação, o Tizen parece um sistema muito capaz uma vez que seja lançado este ano. Entretanto, o Android tem ainda uma grande vantagem no departamento de aplicativos. A Samsung provavelmente terá uma luta ao pedir aos desenvolvedores que dediquem recursos para um novo sistema operacional. Os desenvolvedores de aplicativos não têm idéia se o Tizen será popular, assim muitos não podem se dar o luxo de investir numa coisa  tão incerta.

A perspectiva do Tizen, sendo uma terra estéril para aplicativos é algo que preocupa aos consumidores. Sem o apoio de aplicativos populares do Google, como Google Maps e Gmail ou suítes de segurança móvel dedicadas a uma plataforma específica, o Tizen provavelmente sofrerá. Antes do que o Tizen seja lançado, a Samsung deve realizar uma mensagem forte aos desenvolvedores de aplicativos para que seu sistema operacional realmente possa competir com o Android.

Fonte:  PSafe Blog

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar! Evite utilizar o modo anônimo...

Dica: Os comentários anônimos ficam no final da fila para resposta de comentários...